quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra




Hoje é o Dia da Consciência Negra. Em Alagoas, terra de Zumbi dos Palmares, o feriado é comemorado, principalmente, pelas comunidades quilombolas e pelos movimentos sociais afro-descendentes. O que se comemora no dia de hoje? Comemora-se a liberdade e a igualdade jurídica, algo negado durante séculos na história humana e, em particular, no Brasil. Lamentáveis episódios de racismo e de intoletância étnica ainda são testemunhados todos os dias, inclusive dentro das próprias instituições do Estado. Assim, a data festiva não é apenas um marco de celebração, mas, sobretudo, uma forma de relembrar, a cada ano, que embora tenhamos alcançado a igualdade na esfera constitucional, ainda temos um longo caminho a percorrer para que os negros sejam reconhecidos, de fato, como sujeitos de direitos. Espero que um dia todos possam perceber que só há uma raça: a raça humana.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Triste ranking...




A cidade de Maceió aparece, atualmente, no topo do ranking das cidades mais perigosas do País. Fatos e notícias que há poucos anos assistíamos pela televisão e pareciam ser coisa apenas de grandes metrópolis, como São Paulo e Rio de Janeiro, agora são o cotidiano da capital alagoana. Balas perdidas que matam crianças, chacinas, comando do tráfico expulsando moradores de favelas... Ao lado, a capa da Gazeta de Alagoas de hoje traz duas notícias graves e demonstra a vulnerabilidade das nossas periferias. É triste conviver com esse paradoxo: uma cidade tão linda, tão agradável, marcada por cotidianos episódios de violência. É preciso muita cautela no trato com essas questões. O Estado já não pode mais tratar o problema da segurança pública como coisa só de polícia. Há algo muito maior por trás da violência e da criminalidade. Um olhar mais atento e sensível permitirá, certamente, uma reflexão mais adequada e, consequentemente, medidas mais eficazes para o resgate da paz em Alagoas.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sem palavras...



Mais um crime bárbaro entristeceu o povo brasileiro. O brutal assassinato da menina Rachel Genofre, em Curitiba, traz à tona, mais uma vez, o problema da pedofilia. Segundo o laudo pericial, a menina foi vítima de violência sexual e morta por asfixia. A polícia já prendeu um suspeito e investiga a possibilidade de ser ele, de fato, o assassino, através de exame de DNA, grande aliado para a elucidação do crime. A pedofilia é algo de muita complexidade. Pensei em escrever uma reflexão sobre a pedofilia aqui, mas não tive inspiração: a torpeza do crime me silenciou.

domingo, 9 de novembro de 2008

Jogos Internos da UFAL


Entre os dias 7 e 27 de novembro acontecerão os Jogos Internos da UFAL, 2008. Várias são as modalidades de jogos, tanto individuais (natação, xadrez, etc), quanto coletivos (futsal, voleibol, basquete e handebol), femininos e masculinos. É um importante momento de integração entre os alunos dos mais diversos cursos. A abertura dos jogos ocorreu na sexta-feira, dia 7, no pátio da Reitoria, com a presença da Banda de Fanfarra D. Pedro II, de Rio Largo. O curso de Direito terá participação maciça dos alunos, que jogarão em todas as modalidades. Flagrei os alunos Charles e Amália na abertura e resolvi homenageá-los aqui. Vale a pena conferir a programação. Aos meus queridos alunos, boa sorte!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Charge de Ênio Lins


Como era de se esperar, as manchetes dos jornais de hoje, no mundo inteiro, fazem menção ao presidente eleito Barack Obama. O destaque é o fato de que se trata do primeiro negro a ocupar a Casa Branca. A questão racial sempre foi um dos principais focos de hiprocrisia do povo americano, levado constantemente a reproduzir práticas de intolerância contra negros. Obama não fez uso de sua negritude ao longo da campanha. Seu propósito, parece-me, foi demonstrar que a democracia está acima de questões raciais (embora não se possa fechar os olhos para ela...) e que a sua capacidade de administrar a mais rica nação do mundo não pode ser mensurada pela cor da pele. A questão inspirou o chargista Ênio Lins, da Gazeta de Alagoas. Haja criatividade...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Uma vitória da democracia


O dia de hoje vai ficar marcado na história da humanidade como o dia em que a democracia, mais uma vez, venceu. A vitória de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos representa uma importante transição, não apenas porque o tenebroso governo de George Bush passa a ser coisa do passado, mas, sobretudo, porque o novo Presidente - o primeiro negro a ocupar a Casa Branca - chega com um discurso de pacificação e respeito às minorias. É certo que a perspectiva de mudança tende a criar ídolos e heróis, mas ainda é cedo para avaliarmos o que virá pela frente. Só conheceremos Obama ao longo do tempo e diante das deciões concretas que tomará como Presidente, especialmente nos momentos de crise. Mesmo assim, momentos de ruptura como esse que estamos vivenciado são simbolicamente importantes, pois fazem renascer, em muitas pessoas, a esperança de dias melhores. Espero que Obama, como líder da maior potência mundial, governe, de fato, em favor da democracia.

domingo, 2 de novembro de 2008

Direitos humanos e cidadania no presídio Santa Luzia




A atividade acadêmica tem a capacidade de nos proporcionar experiências muito interessantes, que marcam as nossas vidas. A extensão acadêmica, em particular, leva professores e alunos a um contato maior com a realidade, de modo que a teoria estudada possa ser vivenciada na prática. Esse é um dos principais papéis das Universidades: proporcinar aos alunos uma formação profissional comprometida com a realidade social e, assim, tornar-se instrumento de transformação social.
A minha primeira experiência em atividades de extensão, no programa PROAPEX/UFAL está em andamento. Tem por objetivo levar o debate dos direitos humanos e da cidadania ao Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia, único presídio feminino de Alagoas. Desde agosto, eu e oito alunos (Mayara Bittencourt, Anderson Luiz, Georgina Bomfin, Thales Prestrêlo, Bruno Lamenha, Amanda Mattos, Sofia Viana e Manoel Bernardino), da graduação em Direito da UFAL, vamos semanalmente ao Santa Luzia, com o propósito de debater temas sobre direitos humanos e cidadania. Fomos muito bem recebidos e temos vivenciado momentos inesquecíveis. A população carcerária, carente em vários aspectos, encontra na nossa presença a possibilidade de dialogar e conhecer um pouco mais sobre os seus direitos. Como todo espaço de fala, ouvimos muito mais do que falamos e esse talvez seja o elemento mais importante da nossa atividades: ouvir o que pensam sobre seus direitos e cidadania. Tenho certeza de que até dezembro, quando termina o nosso período de extensão universtária, nosso grupo vai vivenciar muitas experiências interessantes, que marcarão não apenas as nossas vidas, mas também as vidas daquelas mulheres. Ao lado, a imagem do banner que elaboramos para apresentar a síntese do nosso trabalho no Congresso Acadêmico 2008, com fotos que tiramos ao longo dos meses de setembro e outubro. Nossas idas ao Santa Luzia deixarão saudades.