quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Música inteligente em Marechal Deodoro





Acabo de chegar do recital de Arthur Moreira Lima na Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro. Trata-se da 264ª apresentação do pianista no projeto "Um piano pela estrada 2008", que já passou por diversos Estados do Brasil, levando música de qualidade a pequenas cidades do interior. É uma oportunidade ímpar para a população local ter acesso a um momento tão sublime. Em Alagoas, a única apresentação precedida pela apresentação da Camerata Pró-Música de Alagoas, que trouxe belas canções executadas em violão clássico, oboé e piano, além das belíssimas vozes dos cantantes. O repertório escolhido por Moreira Lima envolve desde clássicos de Mozart, Chopin, Bethoveen e Villa-Lobos, até músicas de Piazzola, Pixinguinha e Luiz Gonzaga. Saí de lá cantarolando: "Meu coração, não sei por que..."

sábado, 25 de outubro de 2008

Página do NEVIAL

Finalmente está no ar a página do Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas, da UFAL. Ainda está em fase inicial, mas já apresenta a estrutura e as linhas de pesquisa do nosso NEVIAL. Visitem: http://nevial.wordpress.com.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Tragédia passional

Há pouco mais de uma semana o Brasil parou para "assistir" o drama da adolescente Eloá, feita refém por seu ex-namorado, inconformado com o término do relacionamento. Depois de Isabella Nardoni, foi o caso de maior visibilidade na mídia nacional. Em algumas emissoras da televisão, a tensa situação vivida no interior daquele apartamento em São Paulo tornou-se mais um espetáculo rentável, vendido como mercadoria para um público ávido por tragédias. Em nome da informação, vale tudo, até mesmo interferir nas negociações entre a polícia e o sequestrador. Antes mesmo que os policiais estabelecessem contato com o autor do crime, a mídia já o colocava em rede nacional, explorando erroneamente muitos aspectos subjetivos delicados, sobretudo diante da visível situação de transtorno emocional pela qual passava o algoz. Sentindo-se protagonista do drama ali vivido, Lindemberg teve o controle da situação por mais de cem horas. Os negociadores não eram apenas os policiais, mas os jornalistas e a própria sociedade civil, que opinava sobre o caso, mandando “recados”, ao vivo, para o seqüestrador. Não quero nem entrar no mérito do desastroso retorno da segunda refém, Nayara, para o interior do apartamento. É difícil, até mesmo para um leigo, acreditar que a polícia tenha permitido tal conduta. Além disso, se a polícia invadiu o apartamento antes ou depois de ouvir tiros, é a investigação quem vai comprovar. O fato é que, o trágico final daquele drama demonstra, mais uma vez, a forma amadora de tratar questões que envolvem a complexidade humana. A ausência de profissionalismo entre alguns dos que atuam nas situações-limite do ser humano, sobretudo na esfera das práticas criminosas, acaba por comprometer o andamento de negociações e investigações policiais. O caso de Eloá foi mais um crime passional. Entretanto, passional também foi a atuação da imprensa, que de forma irresponsável espetacularizou uma tragédia. E ainda questionam se foi uma bala da polícia ou do seqüestrador que matou Eloá...

sábado, 18 de outubro de 2008

Congresso Acadêmico 2008



Acontecerá, entre os dias 20 e 25 de outubro, o V Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. Com uma vasta programação em cada Unidade Acadêmica, o Congresso abrirá o debate sobre temas interessantes, através de conferências, mesas-redondas, painéis e minicursos. No curso de Direito, além de 22 minicursos, haverá apresentações de trabalhos de alunos da Graduação (PIBIC, Extensão, Monografias e outros) e do Mestrado. Durante o Congresso Acadêmica ocorrerá, também, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Alagoas, com vasta programação, que contempla tema de diversas áreas do saber. Será, portanto, uma semana voltada para a produção acadêmica. Imperdível!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Olha o NEVIAL aí, gente!


Hoje a Assembléia Geral do Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas - NEVIAL (UFAL) reuniu-se com o intuito de aprovar seu Regimento Interno e proceder à escolha de Coordenadores e Subcoordenadores. Definimos as linhas de pesquisa e fizemos planejamentos a curto e longo prazo. Já temos diversos trabalhos e pesquisas vinculadas ao NEVIAL, mas, a partir de agora, passaremos a desenvolver pesquisas dentro do próprio Núcleo, formando nosso banco de dados sobre violência e criminalidade em Alagoas. Com uma base interdisciplinar que prima pela pluralidade na produção do conhecimento, o NEVIAL abre espaços democráticos para um amplo debate acadêmico. É com esse perfil que o nosso Núcleo, coordenado pela Professora Ruth Vasconcelos, já participa de iniciativas do Governo do Estado, a exemplo do Observatório da Violência e da sociedade civil organizada, com o Fórum Permanente contra a Violência. Em breve colocaremos no ar o Blog do NEVIAL.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ao Mestre, com carinho


Hoje é comemorado o Dia do(a) Professor(a). É, de fato, uma dia a ser celebrado. Ser professor é um grande desafio, seja qual for o âmbito de atuação desse profissional. Em escolas e universidades públicas, os professores lutam a cada dia pela qualidade do conhecimento produzido, mesmo diante das adversidades materiais, do sucateamento e da falta de estrutura. Já nas particulares, outros são os entraves do cotidiano. Em comum entre todas elas: a figura do professor, cuja atividade não começa nem termina na sala de aula. São horas de leitura, preparação de aulas, correção de trabalhos e provas. Todo professor, de uma forma ou de outra, marca a vida de seus alunos. Quando essas marcas ficam nas melhores memórias, é porque o professor, certamente, cumpriu seu papel de mestre. Guardo na memória muitos dos professores e professoras que marcaram a minha vida. Vejo em mim, nas atividades de sala de aula e de pesquisa, um pouco de cada um. Às vezes, surpreendo-me utilizando uma palavra, um gesto, uma atitude de um ou outro professor. É a minha forma, ainda que inconsciente, de prestar o meu tributo a todos aqueles que me constituíram como intelectual. Deixo aqui, hoje, minha homenagem a todos os que, como eu, compartilham o conhecimento, com amor e respeito aos alunos, aprendendo com eles a cada dia. Feliz Dia do Professor!

domingo, 5 de outubro de 2008

20 anos de democracia



Há exatos 20 anos era promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil. Principal marco legal da transição da ditadura militar para a democracia, a Carta de 1988 colocou em destaque a dignidade humana e permitiu uma releitura do conceito de cidadania. Nessas duas décadas, o povo brasileiro protagonizou a vida política da Nação, participando de importantes decisões através do voto direto e secreto, fundamental para o livre exercício da cidadania. Neste ano, o aniversário da Constituição Federal coincide com as eleições municipais. Em todo o Brasil, o povo está mobilizado para escolher prefeitos e vereadores, seus representantes mais próximos. Embora as eleições diretas sejam sinônimo de liberdade, a presença da Polícia Militar e do Exército se faz necessária em algumas cidades do interior do Alagoas, onde o clima é tenso e marcado por pequenos conflitos. É o paradoxo LIBERDADE X FORÇA, que se faz necessário porque os conflitos de interesse que estão ao redor de mandatos eletivos normalmente não se resolvem na esfera jurídica, mas através da violência, sobretudo diante do grande número de candidatos que figuram como réus em processos criminais em Alagoas. Ainda assim, quero olhar para o processo democrático com bastante otimismo, pois entendo que cada eleição reforça a luta que foi travada pelos resistentes da ditaduta militar que reescreveram a história da liberdade no Brasil e permite a possibilidade de alguma renovação nas estruturas de poder. Preciso sair agora: vou exercer minha cidadania.