quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sociólogo em visita a Alagoas

S: Como está o doutorado?
E: Está ótimo. Estou no meio da pesquisa de campo.
S: É em Sociologia, lá na UFPE, né?
E: Isso.
S: O seu mestrado, em Sociologia, foi feito aqui?
E: Sim, aqui.
S: E você é professora também?
E: Sim, do curso de Direito.
S: Então sua graduação é em Direito???
E: Sim, em Direito.
S: É...ninguém é perfeito!
E: (?) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

7 comentários:

Thales Prestrêlo disse...

Que "mala"!
Gostei não! kkkkkkkkkkk

Jomery Nery disse...

Tb não gostei...

Adrualdo Catão disse...

Elaine,

A gente pode afirmar que a Sociologia do Direito nasceu da Teoria do Direito?
A impressão que eu tenho é que a Sociologia do Direito não é um campo da Sociologia aplicada ao Direito, pelo menos não na sua origem. Ela surge exatamente da idéia de que Direito é fato social e não um apanhado de textos normativos. Penso no Movimento pelo Direito Livre, Erlich, o proprio Pragmatismo americano ou até Pontes de Miranda.
O que vc acha?

Elaine Pimentel disse...

Thales e Jomery,

Não fiquem assim... Eu achei esse diálogo engraçadíssimo, até mesmo porque, quando eu caí na risada, o nosso visitante ficou muito sem graça e me pediu desculpas. Eu continuei a rir. Afinal, com uma ironia muito refinada, ele acabou por demonstrar que a impáfia jurídica, marca de alguns profissionais da área pouco abertos ao diálogo, cai por terra diante de um olhar divergente.

Elaine Pimentel disse...

Adrualdo,

Essa questão é interessante. Não há, de fato, nas origens da Sociologia como ciência autônoma, desvinculada da Filosofia - cujo marco teórico mais significativo é a obra de Durkheim -, um ramo que se entenda como Sociologia do Direito. Penso que o Direito, como ciência social que se afastou da dimensão "social" para enfatizar o viés normativo, necessitou de um retorno a esse mesmo social para dar conta do seu próprio objeto: a conduta humana normatizada pela força dos vínculos e valores sociais. Acredito que isso advém, sim, da Teoria do Direito, não como uma Sociologia aplicada ao Direito (como algo "emprestado"), mas como uma Sociologia Jurídica, que possui um objeto específico. Em outras palavras, afirmo com isso que a Teoria do Direito não pode se dissociar do olhar sociológico sobre o seu objeto. Isso, aliás, está na sua essência.

Um abraço!

Estirpe de Solitários disse...

Adorei o diálogo. Mas achei que a imperfeição estaria na carreira depois do bacharelado. HIHIHI. Nada!

A sociologia é essencial ao aprendizado e desenvolvimento das idéias no campo do direito, ou não estaríamos a discutir esse método tão eficiente de adequação da conduta do homem em sociedade. As dificuldades teóricas acerca da possibilidade de estabelecimento do objeto da Ciência Jurídica, ou mesmo as discussões sobre se essa é ou não uma verdadeira ciência afetam em demasia aquilo que possa ser chamado Sociologia do Direito, e imagino que, consequemtemente, as idéias acerca de seu surgimento e derivações.

Thales Prestrêlo disse...

Entendo, Elaine; mas quando digo que num gostei é pq esse diálogo reflete justamente a aversão aos bachareis em Direito, pois, na visão de pessoas como o nosso visitante, são todos "metidos a besta".
No mais, o diálogo é realmente engraçado e muito bem contado!