sábado, 24 de outubro de 2009

Conselho Penitenciário de Alagoas - 80 anos

Na quinta-feira passada deixei meu exílio temporário para participar da solenidade de comemoração dos 80 anos do Conselho Penitenciário do Estado de Alagoas, no Tribunal de Justiça. Ali estavam reunidos muitos dos ex-conselheiros que, como eu, foram convidados para receber uma comenda comemorativa. Em seu discurso, o atual presidente do Conselho, o promotor aposentado Franciso José Torres, falou sobre a história do Conselho Penitenciário de Alagoas, com base no trabalho de compilação e digitalização das atas de todas as sessões ocorridas desde a criação do Conselho, em 1926. Esse exaustivo trabalho foi feito por ele, pessoalmente, ao longo de alguns anos. Ali estão registrados importantes fatos históricos relacionados à criminalidade, às polícias e às prisões do Estado de Alagoas. Foi realmente uma aula de história, permeada por dados e fatos curiosos, a exemplo da função de guardador de chaves da prisão que foi dada ao assassino do industrial Delmiro Gouveia e da origem do nome do maior presídio de Alagoas, Baldomero Cavalcanti de Oliveira, homenagem a um presidiário que muito colaborou com o Conselho. Todo esse resgate histórico está disponível no site do Conselho Penitenciário de Alagoas (http://www.conselhopenitenciario.al.gov.br/), que foi lançado na mesma solenidade. Vale a pena dar uma passadinha no site e conhecer um pouco do Conselho Penitenciário, órgão da execução penal ainda pouco conhecido, mas de grande importância para o sistema penitenciário do nosso Estado.

2 comentários:

Eulina Costa disse...

Querida filha,
aproveito a oportunidade para lhe dizer da grande satisfação que senti, pela justa homenagem que você e seus amigos Conselheiros Penitenciários receberam, agraciados com uma linda Comenda, pelos relevantes trabalhos prestados a essa Instituição na comemoração de seus 80 anos.Parabens mais um vez,pois acompanhei de perto esse trabalho, e muitas vezes ficava apreensiva com suas visitas ao presídio,o que nunca lhe impedia de ir adiante,restava-me rezar pela paz e segurança de todos,admirava muito sua coragem e empenho em favor das causas dos presidiários,principalmente os que já estavam com seus processos ultrapassados.Parabenizo a todos que integraram e os que integram o Conselho Penitenciário de Alagoas,pois são pessoas que colocam em prática o amor ao próximo e acima de tudo o amor a Deus.Muitos beijos da Mamãe.

Elaine Pimentel disse...

É, Mainha, a senhora conhece de perto a minha história com o sistema penitenciário alagoano. O que já vivi ali está encravado na minha alma e tem total relação com a minha forma de ver e viver a vida. Ando escrevendo sobre isso...Quem sabe um dia não vira livro? Beijos da filhota.