segunda-feira, 27 de abril de 2009

Munguzá Cultural


Deixo aqui o convite feito pela querida Ruth Vasconcelos, autora do livro "Onde está o tesouro? Roteiro de um encontro", escrito em coautoria com seu Pai, Dr. Everaldo Lopes. Já escrevi sobre o livro aqui no blog, testemunhando a beleza daquelas sábias cartas. O Munguzá Cultural, organizado por Leda Almeida, Diretora do Museu Théo Brandão, reunirá várias pessoas que já leram o livro (eu, inclusive!), num bate-papo sobre temas como vida, velhice, amor, morte, educação, medicina, etc etc etc. IMPERDÍVEL!


Queridos(as) Amigos e Amigas,

Nesta próxima quarta-feira, dia 29 de abril, às 19hs, acontecerá, no Museu Théo Brandão, um MUNGUZÁ CULTURAL. Na ocasião discutiremos o nosso livro "Onde está o Tesouro? Roteiro de um Encontro".

Será um momento de diálogo, onde teremos oportunidade de partilhar (leitores e autora) os sentimentos e impressões provocados pela leitura do livro.

Segue, anexo, o convite em formato eletrônico. Vamos saborear o Munguzá do Museu e um bom bate-papo num clima descontraido.

Abraço todos(as) e os(as) aguardo para trocarmos idéias.

Ruth Vasconcelos.

domingo, 19 de abril de 2009

Sorria...

Coloquei a letra da música Smile aqui no blog e, por falta de tempo, não fiz qualquer comentário. Agora adiciono esses breves comentários. Essa é uma das músicas que aparecem no filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, um dos meus filmes preferidos. A letra foi escrita por John Turner e Geoffrey Parsons, em 1954 (tradução aqui). Tempos Modernos é o último filme mudo de Chaplin. Não sei como foi possível reunir tanta sensibilidade em um só filme. Mesmo sem fazer uso das palavras, Chaplin encanta com as imagens. A foto acima é de uma das principais cenas do filme: Chaplin, como operário de uma fábrica, torna-se uma peça das engrenagens. O filme é encantador.


Smile,

Tough your heart is aching

Smile,

Even though it's breaking,

When there are clouds in the sky, you'll get by

If you smile

Through your fears and sorrow, smile

And maybe tomorrow

You'll see the sun come shining through for you.



Light up your face with gladness,

Hide ev'ry trace of sadness,

Altho' a tear may be ever so near,

That's the time you must keep on trying,

Smile,

What's the use of crying,

You'll find that life is still worhwhile,

If you just smile.

terça-feira, 14 de abril de 2009

2ª Edição no prelo!


Está em fase de impressão a 2ª edição do meu livro Amor bandido: as teias afetivas que envolvem a mulher no tráfico de drogas. O livro foi resultado de minha dissertação de Mestrado, defendida em 2005 no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas e orientada pela socióloga Ruth Vasconcelos.
Apresento, no livro, uma discussão sobre as identidades na modernidade, com especial atenção às identidades de gênero. Através dessa abordagem teórica, estudei como o amor/afeto feminino - fundado em fatores identitários - pode ser um elemento iumpulsionador de práticas delituosas. Conhecendo bem a realidade do Sisitema Penitenciário Alagoano, fiz uma pesquisa de campo com todas as mulheres presas no Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia por tráfico de drogas, através de entrevistas e análises nos prontuários das presas. Querem saber a minha conclusão? Leiam o livro!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Leitura de Páscoa




Há algum tempo comecei a ler o livro O Evangelho Secreto da Virgem Maria, de autoria do Padre espanhol Santiago Martín. O livro foi presente de minha Mãe, que já o leu mais de uma vez e sempre expressou o desejo de que eu também o lesse. Esse foi mais um dos livros maravilhosos que tive o privilégio de ter acesso. Li aos poucos, sem pressa, saboreando cada passagem e admirando a sensibilidade com que o olhar de Maria apresenta tudo o que se passou, desde a Anunciação até a Paixão. A feliz coincidência foi terminar de lê-lo na data de hoje, Sexta-feira Santa. Já na capa do livro há uma inscrição que diz: "Um manuscrito até agora desconhecido que desvenda aspectos inéditos da vida de Cristo e que reúne as experiências mais íntimas de sua Mãe". Segundo o autor, trata-se de um texto baseado no Evangelho Apócrifo da Virgem Maria, supostamente encontrado por uma monja no final do século IV, durante uma viagem à Terra Santa. O relato dessa viagem ficou conhecido como O Itinerarium e, a partir dele, foi feito o estudo que deu origem ao livro. Não vou entrar, aqui, na discussão da veracidade do tal manuscrito, pois deixo esse mistério para que o leitor possa descobri-lo através da própria leitura. Realidade ou ficção, o que importa é que o livro nos remete a um olhar muito peculiar sobre a vida de Jesus e de Maria, demonstrando, com uma sensibilidade ímpar, a dimensão divina e humana do Filho de Deus e daquela que foi a Escolhida. O livro entrou para o rol dos meus preferidos e sou grata à minha Mãe por tão magnífico presente. Feliz Páscoa para todos!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Uma imagem vale mais que palavras...


Eu poderia escrever muitas coisas sobre o lançamento da campanha Ufal em defesa da vida, que aconteceu ontem. No entanto, vou fazer uso das imagens, para que elas falem por si. Tudo o que eu gostaria de ter dito aqui, meu amigo Bruno Lamenha escreveu no blog Pandarecos (que recomendo aos meus leitores). Faço minhas as palavras de Bruno. Deixo aqui apenas os meus sinceros agradecimentos àqueles que contribuíram doando camisetas. Faço um agradecimento especial aos alunos do curso de Direito da Ufal. Somente eles contribuíram com quase 250 camisas! Se conseguimos chegar às 2.064 camisas foi porque, de alguma forma, essa triste realidade tocou o coração de muitas pessoas. Como foi dito ontem pela querida Ruth Vasconcelos, idealizadora da campanha, esperamos que no ano que vem não tenhamos que juntar 2.064 camisas. Que os números sejam bem menores...



Um sucesso!!!

A abertura do programa Ufal em defesa da vida foi um sucesso. Alcançamos o número de camisas/blusas desejado e tivemos a presença das principais entidades ligadas à segurança pública. Não tenho condições de escrever mais agora, pois o cansaço já me vence... Mas amanhã (ou mais tarde!) trarei mais detalhes e fotos. Boa noite (ou será bom dia?).