sexta-feira, 3 de abril de 2009

Uma imagem vale mais que palavras...


Eu poderia escrever muitas coisas sobre o lançamento da campanha Ufal em defesa da vida, que aconteceu ontem. No entanto, vou fazer uso das imagens, para que elas falem por si. Tudo o que eu gostaria de ter dito aqui, meu amigo Bruno Lamenha escreveu no blog Pandarecos (que recomendo aos meus leitores). Faço minhas as palavras de Bruno. Deixo aqui apenas os meus sinceros agradecimentos àqueles que contribuíram doando camisetas. Faço um agradecimento especial aos alunos do curso de Direito da Ufal. Somente eles contribuíram com quase 250 camisas! Se conseguimos chegar às 2.064 camisas foi porque, de alguma forma, essa triste realidade tocou o coração de muitas pessoas. Como foi dito ontem pela querida Ruth Vasconcelos, idealizadora da campanha, esperamos que no ano que vem não tenhamos que juntar 2.064 camisas. Que os números sejam bem menores...



5 comentários:

Ruth Vasconcelos disse...

Elaine, quero agradecer, através do seu Blog, a todos(as) que contribuiram para o êxito do Ato Inaugural do Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA.
Os estudantes do curso de Direito e do Curso de Odontologia realmente foram fundamentais, não só pela significativa doação de camisas, mas também por terem participado no dia do Ato, estendendo as camisas e construindo os varais. Os colegas do NEVIAL, os estudantes do Mestrado de Sociologia e do Curso de Ciências Sociais engrandeceram o momento. A sua presença, Elaine, e a da Profª Yara Amorim foram decisivas. Enfim, quero agradecer a todas as entidades representantivas da sociedade civil, aos sindicatos, às associações de moradores etc, que foram decisivos na organização do evento. Aos estudantes do Curso de Teatro que encenaram belamente a peça "Em Branco" dirigida pela professora Nara Salles. A presença dos professores,funcionários, pró-reitores, vice-reitor e toda a acessoria de imprensa da UFAL foi muito importante para que o Ato tivesse o brilho que teve. A ASCOM está de parabéns pelo trabalho de divulgação que realizou, agendando entrevistas, disponibilizando espaço no site da UFAL, enfim, colocando-se a disposição para que o Programa ganhasse a máxima visibilidade possível. Quero agradecer também ao AVAL que fez o registro fílmico através do olhar sensível de Sandreana com a máquina da Profª Silvia Martins. Muito obrigada!
Quero registrar minha alegria de ver aquela juventude, que tem uma energia contagiante, trabalhando na construção dos varais e estendendo as camisas que simbolizaram as 2.064 vidas perdidas em nosso Estado. Vê-los envolvidos(as) naquela manhã ensolarada foi a maior recompensa que poderíamos ter depois de tanto esforço e trabalho que tivemos para construir esta ação política no dia 02 de abril. Quero dizer que tudo aconteceu exatamente da forma que planejamos. Atingimos nossa meta na arrecadação das 2.064camisas, e principalmente, atingimos a nossa meta de contar com o envolvimento da comunidade universitária e a sociedade alagoana no processo de discussão sobre a violência em nosso Estado. Atos como este certamente não transformam a realidade, mas são fundamentais para despertar a indignação diante de dados tão escandalosos. A construção de alternativas a esta realidade tão dramática e caótica advirá da organização política da sociedade; e, avalio, o Ato de 02 de abril foi um bom começo.
Como falamos durante o Ato, sabemos que aquele movimento não reverterá automaticamente os índices de violência em nosso Estado. Mas, temos a compreensão de que certamente produziu reflexões em todos(as) que viram aquelas camisas estendidas no Campus da UAFL. Na construção dos novos Atos referentes ao Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA, vamos contemplar a possibilidade de formularmos propostas e proposições políticas efetivas com o objetivo de contribuir com as transformações sociais e políticas que tanto desejamos.
A comunidade universitária e a sociedade alagoana deram uma demonstração de que estão sintonizadas com uma cultura política pautada na defesa da vida e não da morte. O Ato revelou que não há apatia nem omissão de todos, como querem acreditar alguns. Todos(as) demonstraram que estão mobilizados por um forte desejo de transformação social e política em nosso Estado. E, se é assim, o Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA certamente contará com uma crescente participação de todos(as), pois estamos sintonizados num mesmo desejo: defender a vida e construir uma cultura política de paz. Obrigada, Elaine, pelo espaço em seu Blog.
Mais uma vez declaro publicamente o quanto é bom tê-la como parceira em minhas pesquisas e estudos, colega de trabalho na lida universitária e amiga com quem partilho cotidianamente a alegria de viver. Beijo, Ruth.

Eulina Costa disse...

Querida filha,as fotos realmente são eloquentes ao que foi proposto pela campanha "Ufal em defesa da vida".Uma imagem bonita e triste ao mesmo tempo pelo significado das camisetas,no entanto, o melhor de tudo, é saber que além da campanha,essas camisetas também terão um papel de grande valor como doação para quem necessita.Beijos da mamãe.

Jomery Nery disse...

Querida Elaine,

Não pude estar presente, mas em cada momento do meu dia tive presente a manifestação que estava acontecendo e lembrei de oferecer cada coisa pelas vítimas da violência em nosso Estado.
Obrigado por me proporcionar a oportunidade de participar, mesmo que pouco, desta manifestação em favor da vida.

Beijo

Bruno Lamenha disse...

Só você para ser tão parcial e generosa, Elaine. Fico realmente lisonjeado com a referência, mesmo sabendo de que não sou dela merecedor. Um beijão e Feliz Páscoa!

Thiago Pacífico disse...

Ato muito bonito, e ainda aproveitei e dei utilidade às minha camisetas do movimento estudantil que não usaria mais, rs.

Parabéns, mais uma vez, pela campanha!