terça-feira, 19 de maio de 2009

Territórios de Paz

Foi lançada hoje, no bairro Benedito Bentes, em Maceió, a primeira etapa do projeto Territórios de Paz, uma das políticas do PRONASCI, do Ministério da Justiça. A ideia é promover a paz através da atuação concreta da comunidade nos bairros, por meio de projetos como o PROTEJO e MULHERES DA PAZ. Eu estava lá. Ouvi do Ministro da Justiça, Tarso Genro, algo que já há tempos tenho convicção: "segurança pública não é só coisa de polícia". A atuação policial pode ajudar a desvendar crimes e até a evitá-los, através da inteligência policial e da polícia ostensiva, mas não corta o mal pela raiz. Por outro lado, não se pode afirmar que a criminalidade nasce da pobreza e da exclusão social. Venho batendo nessa tecla há muito tempo. No entanto, reconheço que nos espaços onde o Estado é omisso, sobretudo em termos de educação, o cenário se torna mais favorável às práticas desviantes. Conversando com pessoas envolvidas em movimentos sociais pela paz, com membros da Secretaria Municipal de Educação e com pesquisadores da área da violência, percebi um sentimento comum: receio de que todo aquele teatro armado na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes - com direito a Polícia Militar, Polícia Federal, Força Nacional, Corpo de Bombeiros, etc. etc. etc. -, para o lançamento de uma campanha de PAZ, não seja apenas mais um espetáculo circense, vindo de cima para baixo, ou seja, do Ministério da Justiça para as comunidades, sem a particpação efetiva do povo nos ajustes necessários para a inclusão pela cidadania. Esse receio se tornou mais forte ainda quando o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, declarou seu novo "amor" pelo PT, que agora integra a gestão municipal. Como diria Ricardo Mota, Almeida é, a partir de agora, amigo de infância do Lula. Só espero que a boa vontade do povo alagoano, sedento de políticas públicas efetivas de promoção da cidadania, não seja, mais uma vez, utilizada para ajustes políticos escusos. A esperança é a última que morre. No entanto, um dia ela morre.

3 comentários:

Ginha disse...

Querida Elaine,

Sou leitora assídua de seu blog, no entanto, nunca me manifesto. Como cidadã, admiro sua forma de se colocar diante de questões sociais tão gritantes e carentes de atenção. Continue sendo esta voz que denuncia, apoia iniciativas e se indigna com as injustiças e desgraças deste mundo. Mas não perca sua candura que encanta quem a conhece. Bjos
Ginha

Elaine Pimentel disse...

Ginha,

O seu comentário no meu blog muito me alegra! Aqui é mesmo um espaço de diálogo sobre a vida, realidade, arte, cultura. Seja sempre bem-vinda! Beijão!

Eulina Costa disse...

POLÍTICA,Políticos...politicagem...

É minha filha,vamos pensar naquelas divinas palavras de Jesus:
("Eu vos deixo a Paz, a Minha Paz vos dou"),e rogar a Deus que o nosso Estado,a nossa Cidade de Maceió sejam Territórios de Paz.Beijos da mamãe.