segunda-feira, 22 de junho de 2009

Artigo sobre UFAL em defesa da vida

Transcrevo aqui artigo que escrevi em parceria com minha amiga Ruth Vasconcelos, idealizadora do Programa UFAL em defesa da vida. O artigo foi publicado no jornal Gazeta de Alagoas de ontem (http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=148586&ass=37&data=2009-06-21)
UFAL em defesa da vida
Ruth Vasconcelos e Elaine Pimentel
O desejo de vivermos em uma sociedade com índices toleráveis de criminalidade coloca a segurança pública em pauta em vários segmentos sociais. Seja no espaço acadêmico ou nas comunidades – notadamente com a iniciativa da CNBB através da Campanha da Fraternidade deste ano – debates sobre violência e criminalidade revelam quão delicada e urgente é a questão.A universidade pública, espaço fértil para a troca de saberes comprometidos com a transformação da realidade social, tem um papel fundamental na difusão de políticas cidadãs que primam pelo diálogo entre o poder público e a sociedade civil.
Atendendo à convocação do Ministério da Justiça, a Ufal, através do Programa “Ufal em defesa da vida” e do Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas – Nevial, realizará, no dia 25 de junho, das 8 às 18 horas, no auditório da Reitoria, uma Conferência Livre, preparação para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que ocorrerá em Brasília em agosto próximo. Este é um momento ímpar em nossa história, pois pela primeira vez a sociedade civil tem a oportunidade de lançar propostas para a formulação do Plano Nacional de Segurança Pública. Estamos reunindo esforços para que este seja um momento de rica discussão entre estudantes, professores, funcionários da Ufal e membros da sociedade civil.
Precisamos compreender que o exercício da democracia não se dá apenas através do voto. O diálogo com o poder público é também uma importante forma se fazer presente nas estruturas políticas do Estado, contribuindo para a transformação da realidade em que vivemos.

Nenhum comentário: