sexta-feira, 12 de junho de 2009

Aos que amam...





Hoje é comemorado o Dia dos Namorados. No Brasil, o fundamento talvez seja a véspera do Dia de Santo Antônio, casamenteiro, segundo as tradições. Diz uma amiga minha que o santo casamenteiro, na verdade, seria São José, Pai de Jesus, cabeça da Sagrada Família. Se isso for verdade (a boa e velha "verdade"), deve ter muita gente rezando para o santo errado...
De toda forma, o Dia dos Namorados acaba respondendo a certo apelo comercial. Na televisão, nas vitrines, em todos os lugares, não se deixa de romantizar a data. Mas há uma regra que não falha (Popper não gostaria de ouvir uma afirmação dessa natureza...): homens não se lembram e as mulheres não se esquecem dos presentinhos do Dia dos Namorados.
Se a concepção filosófica do amor celebrado nesta data não fosse restrita ao sentido eros, mas, ao contrário, ampliada ao amor philia, o dia 12 de junho teria um significado mais amplo: AMIZADE. Assim, seria minimizada a compulsoriedade do amor eros, típica da modernidade que transformou tudo em mercadoria, inclusive o amor.
Para o dia de hoje, compartilho com meus leitores uma poesia de Cora Coralina (foto acima) que trata do amor pela vida. É preciso, sim, enamorar-se pela vida, cultivá-la, recriá-la a cada dia. Não adianta criar regras para o amor. A regra, nesse caso, é não ter regras.



CORA CORALINA

Não te deixes destruir...

Juntando novas pedras e construindo novos poemas.

Recria tua vida, sempre, sempre.

Remove pedras e planta roseiras e faz doces.

Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha um poema.
E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir.

3 comentários:

Eulina Costa disse...

Parabens aos que amam e são amados,bom mesmo é aproveitar cada dia a oportunidade de estarem juntos e renovar o lindo sentimento do Amor com cumplicidade,humor e alegria, para que os momentos difíceis sejam superados com leveza.Lindo o poema de Cora Coralina. Elaine,Feliz "Dia dos Namorados" junto a Moacir Jr.,para todos os dias.Muitos beijos da Mamãe.

Humberto disse...

Belo poema...

Madalena Sofia Galvão Viana disse...

Ah, muito bonitinho seu escrito sobre o Dia dos Namorados. Achei interessantíssimo a afirmação de que “homens não se lembram e as mulheres não se esquecem dos presentinhos do Dia dos Namorados” rs.
Quanto ao Santo, escutei um dia desses de um padre que Santo Antonio teria ajudado uma mulher a se casar, daí a fama de casamenteiro, mas o sacerdote começou a contar essa história, frisando: “Dizem...”
E, por trás de tantos outdoors com tons de rosa, de casais sorrindo e de até ondas formando um coração (se for do Centro-Shopping dá pra ver ainda vê esse outdoor), há, de fato, uma apelação comercial muito forte, ao ponto de haver mágoas se alguém não receber presente.
Achei massa o poema, nunca tinha lido nada dela. Acho que vou começar fazendo doces, é mais fácil!