sábado, 7 de março de 2009

Beto e Fernando Pessoa


Estou levando o meu blog para um caminho mais literário, poético, lírico, onírico... Deve ser influência do blog do meu irmão Humberto, que recebe o curioso nome de Domingo à noite. Dono de uma criatividade ímpar, o Beto tem o poder de arrancar muitas risadas dos leitores e de nos colocar, ao mesmo tempo, diante de algumas reflexões interessantes. Por isso os leitores tornam-se assíduos e deixam sempre comentários curiosos. A proposta dele é não falar nada muito sério. Sobre isso, inclusive, escreveu um post um tanto filosófico, de um existencialismo bem sartreano, que vale a pena conferir: Em busca da minha voz.


MDA...(Mudando de assunto...) Hoje, em um determinado momento do dia, precisei da companhia de Fernando Pessoa para uma certa argumentação. Caiu como uma luva:


Autopsicografia



O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

3 comentários:

Humberto disse...

Obrigado pela menção....
O bom e velho Fernando Pessoa!
Beijos fraternos.

Leda Almeida disse...

Oi Elaine, como tb sou cinéfila, te mando uma sugestão de filmes imperdíveis: a trilogia das cores: a liberdade é azul, a igualdade é branca e a fraternidade é vermelha. São 3 filmes belíssimos. Atente ´para a riqueza dos detalhes, para a ftografia e a magistral interpretação. Gostaria que vc me dissesse qual o autor e a editora do livro:Esboço de auto-análise. No mais, tenha um lindo domingo!

Elaine Pimentel disse...

Leda, obrigada pelas sugestões! Já ouvi falar nessa trilogia, mas nunca assisti. Vou cuidar disso logo! E quanto ao livro "Esboço de auto-análise", é do sociólogo francês Pierre Bourdieu e saiu pela editora Compahia das Letras. É um livro fantástico. O seu pedido de indicação de autor e editora me deu a idéia de escrever um pouco sobre os livros e filmes que indico aqui no blog. Vou fazer isso nas próximas postagens, depois de escrever sobre o dia da mulher! Ah, sim, FELIZ DIA DA MULHER para nós!!!