domingo, 8 de março de 2009

Feminista, graças a Deus!

Sim, sou feminista. Embora 90% da humanidade não tenha a mímina ideia do que isso significa (ainda pensam naquela figura feminina caricata que queima soutiens em praça pública...), há 10% que compreende o real sentido dessa afirmação. Nesses 10% estão mulheres e homens que fazem a vida mais interessante, pois na trilha da existência compartilham a busca por uma atmosfera de igualdade e respeito, onde o HUMANO esteja acima de qualquer dicotomia socialmente construída a partir das diferenças do corpo biológico.
Sim, sou feminista. Convivo com uma realidade social que ainda coloca a mulher em situação de marginalidade na esfera do trabalho, seja porque mulheres recebem salários menores que os dos homens (embora desempenhem a mesma função), seja porque sofrem discriminações veladas por aqueles (e aquelas!) que não conseguem admitir o valor de uma boa atuação profissional.
Sim, sou feminista. Deparo-me com mulheres que enfrentam tripla jornada de trabalho e que ainda são vítimas da violência doméstica (mais visível nas camadas menos favorecidas e bastante dissimulada nas classes mais abastadas). São mulheres que trazem marcas no corpo e na alma, que sofrem e que choram em silêncio. Mulheres que dão a vida pelos filhos e pelos companheiros e que têm em comum o desejo de serem felizes.
Sim, sou feminista. Acredito que as mulheres tornam a vida mais interessante, com a sensibilidade e o encantamento pelas coisas simples. Nas artes plásticas tornam-se inspiração: as banhistas de Renoir, as deusas de Boticcelli, a Gioconda de Da Vinci. Na literatura, rompem a barreira do óbvio e nos revelam o mundo mágico do imaginário: Clarice Lispector, Cecília Meirelles, Cora Coralina (só para citar algumas...). Na música, provoam nossos ouvidos de beleza: Maria Betânia, Marisa Monte, Elba Ramalho, Ana Carolina...
Sim, sou feminista. Compartilho com milhões de mulheres desconhecidas, Marias espalhadas por todos os continentes, a dor e a delícia de ser mulher. Sonho com um mundo melhor, sofro com as dores dos outros, alegro-me com um pôr-do-sol... Se tivesse outra vida para viver, pediria a Deus: quero ser mulher novamente! Sou feminista, graças a Deus!
Para todas nós: Feliz Dia Internacional da Mulher!
Maria Maria
(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Maria,Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta

Maria,Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas agüenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida

Nenhum comentário: