sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Trio Augur, da Alemanha

Ontem à noite o Trio Augur, da Alemanha, fez uma bela apresentação de música clássica no Teatro de Arena. O pequeno teatro, com capacidade para 180 pessoas, ficou lotado e nem mesmo o forte calor resultante de um ar condicionado quebrado foi suficiente para minimizar o prazer da platéia, maravilhada com as peças ali apresentadas. Apresento algumas informações sobre o Trio, colhidas no Portal do CEFET:


Kyoko Kanazawa, nascida em Tokyo e radicada na Alemanha, é professora de piano Conservatório de Música no Würzburg. Foi premiada no concurso da Academia de Música daquela cidade e realizou várias turnês pela Alemanha e em outros países. Estudou piano e música de câmera na Academia de Música Muashino em Tokyo. Participou de Masterclasses nos Conservatórios de Música de Salzburg e Würzburg com os professores Arne Torger e Hans Leygraf.

Berthold Guggenberger, amigo do Coretfal há mais de uma década, nasceu em Augsburg /Alemanha. Estudou com os professores Georg Baynov, Kolja Lessing, Konrad von der Goltz, Ladislau Kiss e Herwig Zack. Tem cursos de aperfeicoamento (Masterclasses) com os professores Victor Pikeisen, Yehudi Menuhin, Henry W. Meyer, William Pleeth e Mstislav Rostropowitsch. Participou de eventos internacionais de música, entre eles, o Festival de Música de Schleswig-Holstein e Academia de Música Internacional de Pommersfelden, além de turnês apresentando concertos na Alemanha e em outros países do continente Europeu e América do Sul, incluindo o Brasil. É membro da Orchestra Synfonica de Hof, Orchestra Synfonica das Nações e Orchestra Filarmônica de Koblenz, professor de violino e viola e spalla (primeiro violino) da Orquestra de Giengen.

O violoncelista e contrabaixista Roman Guggenberger, irmão de Berthold, estudou com os professores Peter Buck (Melos Quartett), Carine Georgian e Mikel Flaksman. Fez cursos de aperfeiçoamento com os professores Paul Szabo (Vegh Quartett) William Pleeth e Henry W. Meyer (La Salle Quartett). Realizou várias turnês na Alemanha e em outros paises com a Filarmônica Alemã dos Jovens, o Conjunto de Câmera do Grupo M e o Conjunto de Colonia. É professor de violoncelo e integrante da Orquestra de Giengen.


Além desses músicos, participaram da apresentação a violoncelista Ruth Gretzmeier, o contrabaixista Diogo de Amorim e os alunos do Curso de Canto da UFAL Myrna Araújo, Larissa Melo e Bruno Sandes. A apresentação foi um dos raros momentos em que a música clássica é divulgada em Alagoas. Curioso notar que o público se repete: são sempre as mesmas pessoas que freqüentam esses eventos. Isso me fez pensar que há um público fiel, ávido por oportunidades como essa. Voltei para casa com aquelas belas melodias ecoando em meus ouvidos.

Nenhum comentário: