sábado, 28 de março de 2009

Camisetas chegando...




Já recebemos muitas camisetas para a campanha Ufal em defesa da vida, mas estamos longe do número ideal. Precisamos reunir 2.064 camisas, para fazer uma representação visual das 2.064 vidas ceifadas em Alagoas no ano de 2008. (É sempre bom lembrar que essas camisetas serão doadas a comunidades carentes...) São muitas camisetas e são, portanto, muitas vidas. Estamos mobilizando alunos e professores da UFAL, amigos, familiares, conhecidos... A coisa está caminhando, mas não é fácil. Como se conseguiu matar tanta gente??? Cada camiseta que recebo, penso em uma vida que se foi violentamente...

Nunca é demais participar de movimentos de revalorização da vida, sobretudo diante da apatia das nossas classes média e alta, alheias a tudo isso, como se a violência fosse coisa alienígena. Somente quando são vítimas é que essas pessoas se posicionam a respeito da violência. Um dado curioso é que, dentro desse grande número de mortes violentas, a maior parte é de jovens pobres que matam jovens pobres. Eles são, ao mesmo tempo, vítimas e algozes. Conversando sobre isso com alguém, recebi o seguinte golpe:

- Acho é bom quando morre um deles. É um a menos.

Imediatamente pensei naquele apelo de Cristo:

- Perdoa-lhes, Senhor... Eles não sabem o que dizem.

9 comentários:

Humberto disse...

Tem muita gente sem noção de nada mesmo...
Até quando podemos doar camisetas?
Beijos.

Eulina Costa disse...

Querida filha, achei muito interessante,bonita e comovente essa campanha,pois a finalidade é muito objetiva ,compartilho com vc no sentimento de tristeza que lhe invade quando recebe uma camiseta para a campanha,pois cada uma representa menos uma vida que foi ceifada pela violência,mas, como diz o velho ditado:"água mole em pedra dura,tanto bate até que fura",são campanhas deste gênero, que aos poucos sensibilizam as mentes e corações humanos para a valorização da vida.Parabens a Rute que teve essa grande ideia e iniciativa, e a vc que sabe tão bem se engajar nessas lutas em defesa do ser humano.Beijos da mamãe.

Elaine Pimentel disse...

Beto, o ato público, no qual estenderemos as camisetas na principal avenida da UFAL, acontecerá no dia 02 de abril (quinta-feira). Assim, podemos receber as camisetas até a quarta à noite. Peça aos seus amigos!Beijos.

GEORGE SARMENTO disse...

Elaine,

O mundo está mergulhado numa profunda e brutal indiferença. A vida humana transformou-se em banalidade para a qual não se dá nenhum valor. comentários como esse são cada vez mais comum em nossa sociedade. É preciso pessoas como você para conscientizar as pessoas da importância cívica dessa campanha. Gostaria muito de dar uma modesta contribuição à iniciativa.Só não sei como fazer.
Forte abraço
George

Elaine Pimentel disse...

George,

Sua contribuição é muito bem-vinda.
Estou recebendo as camisas/blusas na Coordenação da FDA. Pode deixar lá, com nossos secretários, de manhã ou à noite. Abraço!

Basile disse...

Elaine,

parabéns pela iniciativa!

Conte com o meu apoio.

Abraços,

Basile

Jomery Nery disse...

Elaine,

O apelo de Cristo é a melhor frase para dar uma resposta a pessoas ignorantes e sem qualquer respeito à vida.

Conte comigo.

BJO

Ruth Vasconcelos disse...

Elaine,

É muito importante não perdermos a esperança de que podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária. Cada vez mais convenço-me de que não são apenas as estruturas que precisam ser transformadas, mas também, e principalmente, talvez, a postura subjetiva de nossas coletividades.
Não tenho a menor dúvida de que uma revolução cultural, envolvendo a dimensão subjetiva e a campo das mentalidades políticas, é muito mais desafiante do que uma transformação nas estruturas capitalistas.
A vingança é um sentimento que nos transpõe ao que existe de mais arcaico nos seres humanos. Não é possível que as pessaos não entendam os benefícios civilizatórios que as regras, as leis e nas normas sociais nos trouxeram. Evidente que elas não são perfeitas, e muitas precisam ser modificadas mesmo. Mas, nunca é demais lembrar o clássico ensinamento do velho Hobbes: "Onde não há lei não há injustiça", simplesmente porque tudo passa a ser permitido quando não se tem a lei como uma referência coletiva.
Talvez a luta maior que precisamos desenvolver em nosso Estado seja a construção de uma nova cultura cívica pautada no respeito aos princípios éticos e às regras democráticas indispensáveis ao desenvolvimento de relações pacíficas e saudáveis entre todos(as) os(as) alagoanos(as).
Beijo, Ruth.

Thiago Pacífico disse...

Esses comentários já não me impressionam mais, lembrei-me quando passava de ônibus pela Fernandes Lima e havia outro ônibus parado com um assaltante rendido por alguns policiais. Assim que os passageiros do meu ônibus viram a cena gritaram logo: "Mata! Mata!"

Triste banalização da vida humana, entretanto, parabéns pela campanha e pelo blog.